#3 – Notícias da África (Pr Bruce)

Notícias da África

22/03/2020

Olá amigos,

“Agora ouça, você que diz:” Hoje ou amanhã iremos a esta ou aquela cidade … Em vez disso, você deve dizer: “Se for a vontade do Senhor, viveremos e faremos isso ou aquilo”. (Tiago 4: 13-25)

Incrível que parece, eu estava planejando ensinar sobre essa passagem alguns dias atrás na escola de evangelismo em Beinamar. As coisas certamente mudaram para nós e o mundo inteiro  esta semana.

O domingo passado, estávamos nos preparando para ir a Beinamar na segunda-feira de manhã para ficar por duas semanas. De lá, íamos para o leste, perto de Roro, por mais duas semanas, e depois para a conferência “Soldados das Boas Novas” por uma semana. Uma agenda cheia!

Justin, o responsável pelo evangelismo no oeste do Chade, passou na nossa casa no domingo e disse que sairíamos às 11:00h da segunda-feira.

Arrumamos nossas malas com leitos, tendas, travesseiros, lanternas, ventiladores solares, repelentes, protetor solar, etc.  Preparamos as fotocópias de nossas anotações pelas aulas (Romanos e Tiago). Tínhamos todas as nossas ilustrações prontas para começar. Filtramos água suficiente para durar talvez metade do tempo.

Havia muitas notícias sobre o vírus que estava se espalhando rapidamente pelo mundo. No entanto, Beinamar é bastante remoto e isolado do resto do mundo, por isso parecia um lugar bastante seguro para estar. É o contrário do São Paulo e Rio em termos de tamanho, estrangeiros e turistas.

Segunda de manhã, Justin ligou e disse que chegaria um pouco atrasado. Em vez das 11:00h, sairíamos às 13:00h. Durante esse atraso de duas horas, soubemos que a liderança de nossa missão fortemente recomendou que nós iamos para  N’Djamena o mais rápido possível por nossa segurança. Era difícil dizer a Justin que não poderíamos ir para Beinamar, porque sabíamos que isso o colocaria em uma situação difícil com 30 alunos para ensinar, sem tempo para se preparar.

Como tínhamos que preparar nossa casa para nossa saída, além de desfazer as malas e arrumá-las para um tipo de viagem diferente, decidimos que sairíamos logo na quarta-feira.

Também decidimos que faríamos uma viagem de duas horas a Beinamar para cumprimentar os alunos e explicar a situação. A esposa e filha de Justin com dois alunos e uma grande máquina de fotocópia foram conosco. Saímos por volta das 05:00h. A viagem, foi uma boa idéia, mesmo que tenha tornado as coisas um pouco mais apressadas. Foi visto como um ato de amor tanto pelos alunos quanto por Justin. Eu ensinei por três horas, apresentando uma introdução a Romanos e explicando sua relação com o livro de Tiago.

Estávamos de volta a Moundou às 15:00h e passamos o resto da terça-feira fazendo as malas, preparando-nos para ficar em N’Djamena por possívelmente um bom tempo.

Mesmo que chegássemos à rodoviária antes que eles abrissem seus portões, acabamos na parte de trás do ônibus das 06:00h. Como metade da rota está cheia de buracos, nós pulamos e balançamos muito (os Africanos dizem que isso é a dança involutária), mas ainda conseguimos dormir um pouco.

Ninguém sabe como esse vírus afetará a África. Por causa das interações sociais e da vida comunitária, ela poderia se espalhar rapidamente.  Os hospitais e postos de saúde não estão preparados para uma epidemia.

Houve um caso do vírus no Chade, até onde sabemos. Eles fecharam as fronteiras e os aeroports por duas semanas. Como todos os treinamentos que tínhamos agendado foram cancelados, não houve razão para ficarmos no Chade, então agendamos um voo para o Egito e depois os Estados Unidos para 2 de abril.  Não sabemos se este voo seria cancelado. Ore para que possamos pegar este voo.

Se não der certo, também estamos em paz com isso. Temos muitas coisas para escrever que nos deixarão  ocupados por vários meses. Temos pipoca, muitos DVDs, melacia e alguns jogos para se divertir (Não temos açaí ou pão de queijo).

Tivemos um bom tempo como igreja nesta manhã para orar, conversar e cantar com os Picqs (um casal da França que está trabalhando com a missão), Bruno (parceiro chadiano para o trabalhar no centro comunitário) e Simona  (vigia).

Motivos para Louvar a Deus:

  • Estamos seguros e em paz quanto ao que Deus tem para nós nos próximos dias, semanas e meses.
  • Para nossos líderes que têm feito tudo para nosso bem.

Pedidos de oração:

  • Ore para que, se for a vontade de Deus, poderemos partir em 2 de abril.
  • Ore para não sermos infectados pelo vírus.
  • Ore para que façamos o máximo uso possível do nosso tempo.

Bruce e Lisa Triplehorn 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.