#1 – Um Homem que Procurou um Relacionamento com Deus

PDF > CLIQUE AQUI

Nicodemos

Seja Bem Vindo a Série:  As Conversas com Jesus

Já estudou a Série: Os Sete Sinais?

  1. Jesus Transforma Água em Vinho
  2. Jesus Cura o Filho do Oficial
  3. Jesus Cura o Paralítico de Betesda
  4. Jesus Alimenta Cinco Mil homens
  5. Jesus Anda sobre o Mar
  6. Jesus Cura o Cego de Nascença
  7. Jesus Ressuscita Lázaro

 Cada um destes sete sinais revelou que:

  • Jesus é Deus – Todos estes sinais demonstraram que Jesus é Deus, porque só Deus tem a capacidade de realizar estas coisas.  O que você descobriu sobre Jesus por meio desses sinais?
  • Jesus tem o poder de suprir qualquer necessidade humana – Jesus, através destes sinais, mostrou que não há nenhuma barreira que O impeça de suprir qualquer carência humana. Mais importante ainda, Jesus demonstrou que tem a capacidade de satisfazer a maior de todas as necessidades: a de termos um relacionamento íntimo com Deus. Você reconhece essa necessidade na sua vida?
  • A fé é o caminho para Deus – Muitos pensam que têm fé, mas Jesus indicou que tipo de fé leva a um relacionamento com Deus. Algumas pessoas dizem que só crerão se virem milagres. Contudo, quando os vêem, não crêem. Por estes Sete Sinais, aprendemos que é melhor crer sem ver.   Jesus condenou os que creram por motivos errados, só para satisfazer seus desejos egoístas.  De fato, aprendemos que crer não deixa uma pessoa livre de dificuldades, e que, os que têm fé, podem pagar um alto preço por ela.  Como você entende a fé? Você reconheceu, por meio dos “Sete Sinais”, que necessita de Jesus?

NICODEMOS

 Certa vez um homem procurou Jesus depois de ver alguns de Seus sinais.

Vamos ler João 3:1-21 e descobrir o que aconteceu nesse encontro.

 “Havia um fariseu chamado Nicodemos, uma autoridade entre os judeus.

Ele veio a Jesus, à noite, e disse:  “Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais miraculosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele”.  (João 3:1-2)

 Quem era este Nicodemos?

  • Um fariseu – membro de um grupo religioso que obedecia rigorosamente às  leis e costumes dos Judeus.
  • Uma autoridade – membro de um tribunal religioso que julgava o seu povo.
  • Um mestre – reconhecido como um dos principais professores das Escrituras Sagradas em Israel.

 O que ele sabia sobre Jesus?

  • Que Jesus era um Mestre das Escrituras
  • Que Jesus foi enviado da parte de Deus
  • Que Deus estava com Jesus

Nicodemos reconheceu isso porque ele entendeu o propósito dos sinais!

Sim, ele procurou Jesus para perguntar o que precisava fazer para ter a vida eterna. 

Jesus, então, deu quatro ilustrações para mostrar o que precisa acontecer com uma pessoa para entrar num relacionamento íntimo com Deus e ter a vida eterna.

São elas:

  1.  O Novo Nascimento
  2. O Vento
  3. A Serpente de Bronze
  4. A Luz e as Trevas.

 A PRIMEIRA ILUSTRAÇÃO:

O Novo Nascimento

Por causa dos sinais, Nicodemos entendeu que Jesus tinha sido enviado por Deus para ensinar o caminho de um relacionamento íntimo com Ele e, assim, ter a vida eterna.

Na sua opinião, quais são alguns dos requisitos para entrar-se no céu? 

 Jesus deu quatro ilustrações para ensinar isso. 

Esta é a primeira:

 Em resposta, Jesus declarou:  “Digo-lhe a verdade:  Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo”.  

Perguntou Nicodemos: “como alguém pode nascer, sendo velho?  É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer!”

Respondeu Jesus: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito. 

O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito. (João 3:3-6)

  1. Jesus declarou que o  Novo Nascimento  é o único meio que conduz a um relacionamento íntimo com Ele e de poder-se entrar no céu.
  2. Nicodemos já era uma “boa pessoa” e religioso. Quando Jesus falou do “novo nascimento”, Ele revelou que Nicodemos precisava só acrescentar algumas coisas à sua vida, ou que ele precisava de uma mudança total? Precisava de uma mudança total
  3. Nicodemos pensou tratar-se de um novo nascimento físico, que ele mesmo realizaria, mas Jesus estava falando de um novo nascimento espiritual que só Deus poderia realizar.
  4. Quando uma pessoa nasce apenas fisicamente, ela é controlada somente pelos desejos físicos
  5. Quando uma pessoa nasce espiritualmente, ela é guiada pelo Espírito

 Obs.: Nascer da água é um símbolo da purificação realizada pelo Espírito Santo ao entrar numa pessoa e produzir uma nova vida (um novo nascimento).

 RESUMO: Sendo religioso, Nicodemos caiu no erro comum de pensar que ele poderia obter um relacionamento com Deus e ir para o céu por meio dos seus próprios esforços.  Jesus deixou bem claro que nós não podemos produzir uma nova vida espiritual.  Só Deus pode produzir este novo nascimento espiritual que resulta numa nova vida, num relacionamento com Deus e na entrada no céu, no futuro.

 A SEGUNDA ILUSTRAÇÃO:

O Vento

Nicodemos teve dúvidas sobre o novo nascimento, porque era contrário a tudo o que ele tinha crido durante toda a sua vida. 

É difícil para você aceitar que uma pessoa, para ir ao céu só precisa Nascer de Novo, e que isto não depende do que ela faça ou deixe de fazer (obras)?

 Somente o Espírito Santo pode produzir esta nova vida. 

Jesus continuou:

 Não se surpreendam pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo.  O vento sopra onde quer.  Você o ouve, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. 

Assim acontece com todos os nascidos do Espírito.  (João 3:7-8)

  1. O vento é algo palpável, que podemos facilmente entender e explicar? Não
  2. Podemos ver o que o vento faz? Sim

Resumo: Como não podemos entender o vento, ou explicar seus movimentos, também não podemos explicar o novo nascimento que Deus produz numa vida, mas podemos ver o resultado: uma vida transformada. 

A TERCEIRA ILUSTRAÇÃO:

A Serpente de Bronze

 Mediante os sinais, Nicodemos, que era um homem bom, porém religioso, reconheceu que Jesus foi enviado por Deus para ensinar o caminho de um relacionamento íntimo com Ele e como se ter a vida eterna. 

Já estudamos o “novo nascimento”, o qual mostrou a necessidade que todos nós temos de uma purificação e de uma nova vida dada por Deus (O Espírito Santo). 

Lemos, também, sobre a ilustração do vento, que indica nossa incapacidade de compreender as mudanças que Deus quer fazer nas nossas vidas. 

Jesus deu uma terceira ilustração do caminho que leva a Deus, usando um exemplo do Antigo Testamento, algo que Nicodemos já conhecia:

 “Ninguém jamais subiu ao céu, a não ser aquele que veio do céu:  o Filho do homem. Da mesma forma como Moisés levantou o serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do homem seja levantado, para que todo o que nele crer tenha vida eterna.

Pois Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito para que todo o que nele  crer não pereça mas tenha a vida eterna. 

Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele.    (João 3:14-18)

 O que é esta serpente de bronze e quem é Moisés? 

O povo de Israel, a nação que Deus escolheu, tinha saído do Egito sob a liderança de Moisés, depois de 400 anos de escravidão.

Por meio deste líder, Deus os estava guiando para a terra prometida (Israel), mas ocorreram muitas dificuldades e perigos pelo caminho, enquanto atravessavam o deserto. 

 O Antigo Testamento conta esta história:

 “Então partiram do monte Hor, pelo caminho do Mar Vermelho, a rodear a terra de Edom;  porém o povo se tornou impaciente no caminho. 

E falou contra Deus e contra Moisés:  Por que nos fizestes subir do Egito, para que morramos neste deserto, onde não há pão nem água?  E a nossa alma tem fastio deste pão vil.” (Números 21:4-5)

  1.  O povo estava com FomeSede porque faltava comida e água.
  2. Eles murmuraram contra Moisés e contra Deus  por causa disso. Eles não gostaram do que Deus providenciou.  Reclamar ou murmurar não parece ser um pecado muito grave, mas, para Deus, não há “pecadinho” ou “pecadão”.  Esta murmuração foi vista como rebeldia.

 “Então, o Senhor mandou entre o povo serpentes abrasadoras, que mordiam o povo; e morreram muitos do povo de Israel”. (Números 21:6)

  1. Deus mandou Serpente para o meio do povo como castigo pela sua rebeldia.
  2. Isto parece muito severo, mas nos mostra que o Pecado é muito sério para Deus.

 “Veio o povo a Moisés e disse: Havemos pecado, porque temos falado contra o Senhor e contra ti; Ora ao Senhor que tire de nós as serpentes.  Então Moisés orou pelo povo.” (Números 21:7)

  1. O povo admitiu seu Pecado  contra Deus e pediu para Moisés orar para salvá-los das serpentes.

 “Disse o Senhor a Moisés:  Faça uma serpente abrasadora, põe-na sobre uma haste:  e será que todo mordido que a mirar, viverá. 

Fez Moisés uma serpente de bronze, e a pôs sobre uma haste; sendo alguém mordido por alguma serpente, se olhava para a de bronze,  sarava.” (Números 21:8-9)

  1. O povo, depois de admitir seu pecado, só precisava voltar e Olhar para a serpente de bronze para ser sarado.

Agora, o que esta história tem a ver com Jesus? 

Vamos examinar o que descobrimos neste trecho do Antigo Testamento:

  • Pecado é algo muito sério diante de Deus – Todos nós temos cometido pecados, de uma forma ou de outra. O povo de Israel pecou quando murmurou.
  • Há um castigo para o pecado – Porque todos nós pecamos e merecemos o castigo de Deus. O povo foi castigado por meio das serpentes.  Há um castigo eterno para o pecado depois da morte.
  • Precisamos buscar nossa solução em Deus – Só Deus pode nos salvar. O povo precisava de salvação física naquele momento, pois morreria pelo veneno das serpentes. Eles precisavam reconhecer seu pecado e sua necessidade de uma mudança (arrependimento).   Nós, igualmente, precisamos de salvação espiritual da morte eterna.  Precisamos reconhecer nossos pecados diante de Deus e a necessidade de uma mudança (o novo nascimento que só Deus produz).
  • Deus tem uma solução – Deus nos ama e nos oferece uma solução. O povo só precisava olhar fisicamente para a serpente para ser salvo espiritualmente.  Nós precisamos “olhar” espiritualmente, com fé, para o sacrifício de Jesus na cruz.  Ele pagou o preço pelos nossos pecados, morrendo em nosso lugar.

 Da mesma forma como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do homem seja levantado, para que todo o que nele crer tenha vida eterna”. (João 3:14-15)

 Por que Deus fez isto? 

 “Pois Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”. (João 3:16)

 Deus está querendo mandar pessoas para o inferno?

 “Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele”.      (João 3:17)

 Por que Jesus é o único que tem a solução para nossos pecados?

 “Ninguém jamais subiu ao céu, a não ser aquele que veio do céu: o Filho do homem”. (João 3:13)

Resumo: Por meio da ilustração da serpente de bronze, aprendemos que o pecado é grave e merece castigo, mas  Deus ofereceu uma solução:  arrependimento e olhar para a serpente de bronze.  

Todos nós somos pecadores e merecemos castigo (Rm 3:23 e 6.23 – inferno), mas Deus ofereceu a solução: A morte de Cristo na cruz.  

O povo de Israel precisava reconhecer seu erro e desejar mudar (arrependimento). 

Eles precisavam decidir voltar e olhar a serpente de bronze para serem sarados. 

Depois de reconhecermos nossa necessidade, precisamos decidir se vamos nos arrepender e buscar com fé a solução que Deus nos oferece: A morte de Jesus na cruz

Isto resulta no novo nascimento e numa nova vida para nós.

 A QUARTA ILUSTRAÇÃO:

A Luz e as Trevas

Estudamos até agora sobre Nicodemos, um líder religioso e uma pessoa boa.  

Ele reconheceu, por meio dos sinais, que Jesus havia sido enviado por Deus para ensinar o caminho de um relacionamento íntimo com Ele, e como ter a vida eterna.  

Jesus mostrou que precisamos de uma nova vida para entrar no céu (o novo nascimento). 

Ele deixou claro que o homem não pode produzir nem entender esta nova vida (o vento).

Segundo Jesus, precisamos reconhecer nossa necessidade (arrependimento) e colocar nossa fé no sacrifício de Jesus na cruz (a serpente de bronze). 

Jesus deu mais uma ilustração para encerrar Seu ensinamento sobre o caminho de um relacionamento íntimo com Deus, e como ter a vida eterna.

 “Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele. 

Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus. 

Este é o julgamento:  a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más. 

Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, temendo que as suas obras sejam manifestas.

Mas quem pratica a verdade vem para luz para que se veja claramente que as suas obras são realizadas por intermédio de Deus”. (João 3:17-21)

  1. Jesus não veio para  Condenar  as pessoas do mundo. Elas já estavam condenadas pelos seus pecados.
  2. Jesus veio ao mundo para  Salvar  as pessoas desta condenação.
  3. Quando uma pessoa não se  Arrepende  ela permanece no estado de condenação.

Mas a solução é tão simples! 

Por que as pessoas se recusam a se arrepender e crer?  Faltam provas suficientes?  Talvez em alguns casos. 

Por causa de todas as religiões falsas e charlatanismo?  Com certeza, muitos estão confusos por causa disso.

  1. Jesus falou que as pessoas amam mais as Trevas   do que a Luz

 A luz representa a verdade de Deus, e as trevas representam a ignorância sobre quem Deus é e quem somos diante dEle.

  1. Os homens preferem esta ignorância, porque não querem admitir que suas obras são Más
  2. Aquele que recebe o novo nascimento através do arrependimento e da fé no sacrifício de Jesus na cruz, não teme em se aproximar da Luz
  3. Aquele que nasceu de novo pratica as  Boas Obras  no poder de Deus.

Exemplo:  Uma atriz muito bonita sofreu um acidente, deixando cicatrizes no seu rosto. 

Depois de voltar para sua casa ela comentou: “Na minha mansão, existem 64 espelhos, que é 64 espelhos demais.”

E ordenou  aos empregados que tirassem todos de lá.

Por que ela não os queria na sua casa?  

Porque não queria ver a nova realidade das cicatrizes no seu rosto.  

Muitos são, em relação à sua vida espiritual, como essa atriz. 

Eles não querem  saber a verdade sobre Deus, sobre a realidade da sua vida, sobre a necessidade de uma nova vida e sobre a realidade da vida após a morte.

Resumo: Muitas pessoas realmente evitam as verdades que Jesus ensinou sobre a necessidade de arrependimento, fé, julgamento e o novo nascimento, porque elas não querem admitir a sua necessidade de Deus. 

Os que experimentam o novo nascimento não temem aproximar-se de Deus, porque têm intimidade com Ele, e as obras das suas vidas refletem essa realidade.

Autor: Pr Bruce Triplehorm (Igreja dos Irmãos do Brasil)

PDF > CLIQUE AQUI

 


A Série: AS CONVERSAS COM JESUS


    1. Nicodemos
    2. A Mulher Samaritana
    3. O Jovem Rico
    4. Zaqueu
Resultado de imagem para botão voltar png

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.