#4 – O Homem que Deu Tudo para Ter Um Relacionamento com Deus

PDF > CLIQUE AQUI

Zaqueu

Olá! Seja Bem Vindo a Série:  As Conversas de Jesus

Você gostaria de ter vida eterna?

Talvez você sinta que Deus não o aceitará por causa dos seus pecados ou de outros motivos! 

Você quer servir a Deus, mas talvez pense que não dará conta ou falhará. 

Estudamos “O Jovem Rico”, que tinha muita confiança em si mesmo e achava que poderia fazer algo na sua força para merecer a vida eterna.

Ele era religioso e obedecia apenas superficialmente aos mandamentos de Deus.

Pela sua atitude, ele demonstrou que amava mais a sua riqueza do que a Deus e não quis admitir que era um pecador, carente de Jesus.

Hoje, estudaremos sobre um homem que também era rico; porém, era rejeitado pelas pessoas que o conheciam e era um grande pecador.

Ele era um judeu cobrador de impostos.

Como os judeus estavam debaixo da autoridade dos romanos, aqueles dentre eles que recolhiam os impostos para o governo romano eram considerados os piores traidores.

Estes cobradores ganhavam seu dinheiro cobrando além do que a lei exigia.

A corrupção fazia parte do caráter desses homens.

Zaqueu era um dos piores, porque ele morava em Jericó e tomava conta da alfândega de lá.

Vamos ler Lucas 19:1-10

Jesus entrou em Jericó, e atravessava a cidade. 

Havia ali um homem chamado Zaqueu, chefe dos publicanos, homem rico. 

Ele queria ver quem era Jesus, mas, sendo de pequena estatura, não o conseguia, por causa da multidão. 

Assim, correu adiante e subiu numa figueira brava para vê-lo, pois Jesus ia passar por ali.

  1. Zaqueu queria Ver Jesus para descobrir que tipo de pessoa Ele era.

Sendo um homem tão desprezado na comunidade, ele precisou de muita coragem para entrar no meio da multidão.

Pela coragem de enfrentar o povo e seu esforço de até subir numa árvore, mostra que ele tinha mais do que curiosidade.

Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e lhe disse:  “Zaqueu, desça depressa. Devo ficar em sua casa hoje”. 

Então ele desceu rapidamente e o recebeu com alegria.

Foi  Jesus  quem tomou a iniciativa de entrar num relacionamento com Zaqueu, e não o próprio Zaqueu.

 Todo o povo viu isso e começou a murmurar: “Ele se hospedou na casa de um ‘pecador'”.

  1. O povo achava que Zaqueu não merecia hospedar Jesus, porque ele era um grande Pecador

Eles tinham razão.

O fato é que ninguém merece ter um relacionamento com Jesus. 

Não sabemos qual foi o conteúdo da conversa entre Jesus e Zaqueu naquele dia, mas o resultado foi surpreendente:

Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor:  “Olha, Senhor!  Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais”.

4. Zaqueu demonstrou que amava mais a Deus do que a sua riqueza ao dar a metade  dos seus bens aos pobres.

5. Zaqueu também mostrou arrependimento pelos seus pecados ao devolver   4 vezes   mais o valor que ele havia cobrado ilegalmente.

Jesus lhe disse: “Hoje houve salvação nesta casa!  Porque este homem também é filho de Abraão.”  

6. Zaqueu recebeu a vida eterna, não porque ele deu seus bens aos pobres, mas porque ele era um filho de Abraão

O que tem a ver a salvação com o fato de ser um filho de Abraão?

Quem é este Abraão?  

Abraão é considerado o “Pai dos judeus”, porque a partir dele Deus mostrou a escolha dos judeus. 

Zaqueu já era um descendente físico de Abraão por ser um judeu, mas Jesus não estava afirmando que ele havia sido salvo por isso. 

Só por ser um judeu de nascimento não indicava que a pessoa tinha um relacionamento com Deus.

Romanos 4:7-12 explica  em qual sentido Zaqueu havia se tornado filho de Abraão.

“Bem-aventurados aqueles cujas transgressões são perdoadas, cujos pecados são cobertos. 

Bem-aventurado é o homem cujo pecado o Senhor jamais leva em conta”. [Salmo 32:1,2]

Destina-se esta bem‑aventurança apenas aos circuncisos[1][Judeus] ou também aos incircuncisos [Os não judeus]?

  1. A bênção do perdão dos pecados era somente para os judeus que praticavam a Lei? Não

Obediência é importante, mas não é um ato que nos torna merecedores da salvação ou do favor de Deus.  

A “Bem-aventurança” neste trecho é o perdão imerecido, que Deus oferece por meio de Jesus Cristo. 

Continuando este trecho:

Já dissemos que, no caso de Abraão, a lhe foi creditada como justiça.  Sob quais circunstâncias?  Antes ou depois de ter ele sido circuncidado?  Não foi depois, mas antes! 

9. Abraão foi salvo pela sua     e não pela sua obediência à Lei.

10. Abraão foi salvo antes ou depois de receber o sinal da circuncisão? Antes

Assim ele recebeu a circuncisão como sinal, selo da justiça que ele tinha pela fé, quando ainda não fora circuncidado. 

Portanto, ele é o pai de todos os que creem, sem ser circuncidados  [não judeus], a fim de que a justiça fosse creditada também a eles;  e é igualmente o pai dos circuncisos que não somente são circuncisos, mas também andam nos passos da fé que teve nosso pai Abraão antes de passar pela circuncisão.

 11. Abraão é o ‘pai’ de todos que são salvos pela   em Cristo.

12. A circuncisão era um  Sinal  ou símbolo da sua fé.

Os judeus, como muitas pessoas religiosas de hoje, pensavam que eram salvos por ser parte de um grupo chamado “o povo de Deus”. 

Os judeus acreditavam que seriam salvos somente por serem descendentes físicos de Abraão e serem parte da nação escolhida. 

Hoje, as pessoas acreditam que a aprovação de Deus vem por frequentar uma igreja; isso, contudo, não leva as pessoas a merecerem o favor de Deus, ou Sua salvação.   

Juntar-se a outros que têm um relacionamento com Deus é o resultado ou fruto de um relacionamento com Deus, não a causa. 

Quando conhecemos a Deus, gostamos de estar juntos com outros que O amam para compartilhar o que Deus está nos ensinando e fazendo nas nossas vidas. 

Saiba que se juntar a  pessoas que têm um relacionamento com Deus não é o que leva a salvação, mas é o fruto da salvação.

Muitos judeus também acreditavam que havia poder nos símbolos como a circuncisão.

Hoje, as pessoas colocam sua fé ou confiança nas cerimônias como o batismo.

Mas este é apenas um símbolo da nova vida que Deus quer nos dar, não a causa dela.

As pessoas pensam que, ajudando outros e fazendo o bem, merecerão o favor de Deus. 

Estes atos também são o fruto da vida eterna, e não a causa.

O que leva uma pessoa à salvação é a fé na obra de Jesus Cristo e não qualquer merecimento próprio. 

Zaqueu era um filho de Abraão, não porque ele era seu descendente físico, mas porque ele, como Abraão, confiou na obra de Jesus Cristo e não nas suas próprias obras.

Sua generosidade era fruto do arrependimento da sua velha vida e fé no merecimento do Filho de Deus.

Quando uma pessoa entra num relacionamento com Deus, ela se torna parte do povo de Deus.  

E você?  

Está pronto para seguir o exemplo de fé de Abraão e Zaqueu? 

Zaqueu era um homem muito pecador, mas, pela fé, entrou num relacionamento com Deus e foi transformado. 

Jesus pode purificá-lo de todos os pecados de sua vida? 

Como Jesus explicou no fim do trecho em Lucas: “Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido”. 

Cristo veio para que você possa entrar num relacionamento com Ele e ser salvo.

Zaqueu estava buscando um relacionamento vivo com Deus, e não uma religião.

Se você gostaria de saber mais sobre como entrar nesse relacionamento íntimo com Cristo, passe para a próxima Série; O Propósito da Vida” 

[1]Circuncisão – é considerado o ato de iniciação no judaísmo.  Isto envolve uma cirurgia para tirar o prepúcio do órgão genital masculino da criança e é considerado o primeiro ato de obediência à Lei.  É um símbolo para demonstrar que aquele homem é um judeu.

Autor: Pr Bruce Triplehorm (Igreja dos Irmãos do Brasil)

PDF > CLIQUE AQUI

 


A Série: AS CONVERSAS COM JESUS


    1. Nicodemos
    2. A Mulher Samaritana
    3. O Jovem Rico
    4. Zaqueu
Resultado de imagem para botão voltar png

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.