“Agora esse mesmo Deus que cuida de mim lhes suprirá todas as necessidades por meio das riquezas gloriosas que nos foram dadas em Cristo Jesus” Fp 4:19.
Queremos iniciar essa carta agradecidos por seu compromisso com o Senhor em nos apoiar com orações, palavras de ânimo, financeiramente em meio a muitas dificuldades que têm nos acometido. Me refiro ao período de pandemia que vivemos. Pois, Deus através de todos e na sua infinita bondade tem cuidado de nós, de maneira que nos deixa mais convictos do nosso chamado e escolha ao dedicarmos nossa vida integralmente ao serviço de Deus. Nossos corações muito se alegra por saber que podemos contar com todos vocês. Aleluia!!
Nossa luta continua com muitos desafios. Continuamos na batalha do aprendizado da língua Kayapó, graças ao nosso bom Deus temos tido pequeno avanço nesse aprendizado, estamos na fase difícil de montar frases e traduzi-las. Tivemos uma mudança no nosso horário de aula, agora, passamos para às 15:00hs. Nossa aula pela manhã dificultava as outras tarefas em casa e com a base, porém era melhor pois o clima era mais ameno. A tarde é um calor seco castigante, por isso usamos camisetas no local de aula, deve fazer mais ou menos 38 ou 39 graus de calor nesse espaço, no entanto, fica mais fácil a realização de nossas tarefas antes e depois das aulas. Temos sofrido nesse período de verão, um calor seco diferente, o corpo amolece, tomamos mais água aqui, Íris tem sofrido com episódios de garganta inflamada e estamos nessa adaptação ao clima, à poeira e a fumaça constante no período da noite. Todo verão aqui, as queimadas se intensificam e a noite essa fumaça vem pra cidade e a casa fica inundada de fumaça até mais ou menos meia noite quando a temperatura cai, as vezes, ate 19 graus. Por enquanto, a previsão é sem chuva até final de setembro. Peço perdão aos irmãos pelo texto longo, mas gostaríamos de informar exatamente o que estamos vivendo. São desafios que permeiam a vida desse contexto transcultural em que estamos e só pedimos que orem por nossa adaptação a essas mudanças climáticas que assim Deus nos preserve a saúde e das meninas que sofrem mais com esse período. Eu, Williams, estive fazendo uma bateria de exames de checkap e deu algumas alterações no resultado: Colesterol um pouco alterado, acido úrico elevado e anemia moderada e tudo isso requer cuidados, dieta e medicações a tomar. Porém, no geral tudo é tratável e todo resto está saudável graças ao nosso bom Deus.
Apesar do ministério se resumir ao aprendizado da língua, temos muitas outras atividades que queria compartilhar com os irmãos. As reuniões na Igreja Cristã Evangélica aqui de São Félix do Xingu já retornaram, os cultos presenciais com devidos cuidados e pude comemorar esse dia dos pais com minhas filhas, um dia memorável e espero que tenha sido para todos os pais parceiros e irmãos. Em tempos de pandemia há de se ter criatividade diária com as crianças. Andreza está no processo do ensino domiciliar, alfabetizando em casa. Para isso, está estudando, adquirindo materiais e livros na área educacional, vendo aulas onlines e se informando com outras famílias educadoras na modalidade homeschool sobre essa opção de educação para nossas filhas. O que temos no momento, como família, que isso nos viabiliza bastante flexibilidade com relação a possíveis viagens ministeriais futuras já que o ensino poderá ir junto. E, se der tudo certo nessa experiencia adotaremos a educação domiciliar em casa com as meninas. Andreza tem continuado a costurar e produzir artesanatos, mas as vendas diminuíram bastante pois nosso tempo é apertado.
Noticias dos Kayapós.
Algumas aldeias tem sofrido com um numero moderado de contaminação pela Covid-19. Alguns lideres vieram a falecer e outros estão sendo tratados. Eles não tem tido muitos cuidados e alguns tem dito que muitos estão se tratando com um remédio caseiro, eles tem o conhecimento de ervas e tratam da sua maneira. Contudo, o que mais nos preocupa em relação, principalmente, nos aldeamentos kayapos é a entrada de igrejas que pregam um Evangelho muito raso, temos recebido áudios de indígenas reclamando e confusos quanto a doutrina bíblica dessas igrejas em tom de ameaça “obrigando os índios a frequentarem os cultos com roupas sociais e para aqueles que são lideres no ministério terno e gravata e o batismo desenfreado. Ore por isso, pois ainda não temos autorização para visitar essas aldeias e a única forma de combater isso é via radio unica comunicação que temos aqui na base da MEIB. O que temos feito é conversar via radio, watzap com alguns e oração por esses lideres que estão sofrendo pressão de pastores mau intencionados e as vezes de seus próprios parentes. Não temos previsão de visitas a aldeias e nem de cursos de líderes que são realizados aqui mesmo na base. Junte-se a nós nesses desafios entregando-os nas mãos do Grande Deus. Amém!
JUNTE-SE A NÓS EM ORAÇÃO: Por gratidão a Deus, nada tem faltado e estamos na medida do possível com saúde. Por adaptação nesse período de verão. Pela saúde e ensino das meninas em casa. Por sabedoria em conduzir tudo a família, ministério, igreja.
ORE E CONTRIBUA:
Banco do Brasil AG: 4233-1, Conta: 17734-2 (Williams Roger R. Carvalho) / Caixa: AG 0885 OP: 013 Conta poupança 10544-3 (Andreza Farias Carvalho)