Dia: 03 01 2021 domingo
Oração inicial
Texto base: Genesis 9-13 (RA)
Versículo chave: “Então o Senhor disse a Abrão: “Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei. “Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção.” Gênesis 12:1-2
Reflexão: Há uma explosão de informações nestes capítulos. Temos a aliança de Deus com Noé, temos a caótica ideia humana de se rebelar ao mandamento de Deus e temos também, o início da narrativa de Abraão, que é um ícone para o entendimento da missiologia.
A bíblia não nos poupa da falha humana, por isso, não esconde a embriaguez de Noé e nem a “mentira” de Abraão. O foco, porém, está na contínua ordem de Deus para o homem: encher a terra. Mesmo após a queda, Deus quer cumprir seu propósito global, de receber adoração dentre todos os povos. Coube a Noé então, cumprir novamente a tarefa dada a Adão e Eva. Cam, ao ver a nudez de seu pai, teve a descendência amaldiçoada, e através de sua linhagem, surgem vários povos problemáticos.
Em Babel percebemos claramente a estratégia humanista de desfazer a ordem divina. Os homens queriam ficar estabelecidos em um só lugar para que “o seu próprio nome” fosse exaltado. Ironicamente Deus espalha esses homens, fazendo-os cumprir a ordem involuntariamente, tornando mais a frente famoso “o nome” de outra pessoa.
Abrão, descende de Sem, homem de cidade e família idólatra, foi chamado por Deus para trazer a existência a um povo, Israel. Chamado pela graça, não buscou a fama do próprio nome, mas mesmo sem poder ter filhos, recebeu a benção de ser o Pai do povo do Filho de Deus.
Quais planos você tem buscado que podem ofuscar os propósitos de Deus para sua vida?
Oração: Ore por uma família de missionários
Palavras chaves: fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra, abençoou, aliança, descendência, Ninrode, Nínive, Sidom, Sodoma, Gomorra, dispersaram, nome, linguagem, Abrão, altar, Faraó, Ló.